SOP – SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

Síndrome de ovário policístico (sigla SOP) é um distúrbio metabólico endocrinológico caracterizado pelo aumento da produção de hormônio masculino em mulheres, e por uma irregularidade menstrual (essa paciente não ovula direito, ela tem uma disfunção na ovulação, sendo assim, pode passar meses sem menstruar). O termo policístico refere-se ao aspecto de vários pequenos cistos encontrados nos ovários das mulheres com a síndrome.

O principal sintoma são as alterações menstruais. O ciclo menstrual se torna irregular e muito espaçado. Os ovários podem aumentar de tamanho. Outro sintoma relatado pela maioria das mulheres acometidas pela síndrome é o hirsutismo, que é o aumento de pêlos em regiões do corpo da mulher como rosto, mamas no abdome e tórax.

Níveis mais elevados de insulina e resistência à insulina também podem ser encontrados.

Há também uma maior predisposição ao desenvolvimento de diabetes e de hipertensão arterial (pressão alta) nessa mulher.

O desequilíbrio hormonal característico da síndrome, que inclui a maior presença de testosterona (o hormônio masculino), afeta a ovulação e, consequentemente, a fertilidade. Como eu já disse, essa paciente não ovula direito, o que leva a não menstruar direito (a uma irregularidade menstrual).

O diagnóstico é feito com uma boa anamnese (conversando com a paciente… contando seus sintomas), exames de laboratório e de imagem.

O tratamento pode ser feito primeiro com mudanças no estilo de vida, redução do consumo de açúcar e farinha branca (o gluten). Medicações também podem ser dadas à paciente para ajudar nos sintomas e no tratamento. Tomar pílula anticoncepcional não é obrigatório na SOP, existe uma linha de tratamento que foca muito na mudança do estilo de vida… a mulher fazendo isso já tem uma boa melhora dos sintomas de modo geral.