SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL

Qual mulher que nunca teve um sangramento uterino aumentado no volume, na duração ou na frequência?

Pois bem, essa é a definição de Sangramento Uterino Anormal, que vamos falar hoje nesse vídeo.

Pode afetar negativamente aspectos físicos, emocionais, profissionais, sexuais, piorando a qualidade de vida da mulher.

Devemos conversar com essa paciente, perguntando sobre medicações que faz uso, se ela tem alguma doença, histórico pessoal de câncer, se tem algum distúrbio da coagulação do sangue, além de fazer um bom exame físico… claro.

O que pode causar então esses sangramentos?

Eu já disse alguns motivos… mas para facilitar, dividimos as causas em estruturais e não estruturais.

– Estruturais

• Pólipo;
  • Adenomiose;
  • Miomas;
  • Câncer do útero;

– As Não Estruturais

• Distúrbios da coagulação do sangue, da ovulação;
  • Iatrogênicas (essas são causas por exemplo decorrentes de uma cirurgia que a paciente fez… e o Útero dela ficou sangrando… Ela apresentará sangramento vaginal);
  • Não conhecidas;

Podemos lançar de mão de alguns exames para nos ajudar a descobrir a causa… como ultrassom transvaginal, RNM de pelve, histeroscopia e exames de sangue laboratoriais.

O objetivo do tratamento é a redução do fluxo menstrual, melhorando a qualidade de vida.

Existem medicamentos hormonais (por exemplo: pílulas, DIUs de hormônio) e não hormonais (os antinflamatórios) para tentar controlar o sangramento da paciente, e existem técnicas cirúrgicas que também fazemos nos hospitais onde trabalhamos.