Miomas uterinos sempre geram dúvidas e angústias nas pacientes. São nódulos endurecidos que nascem no útero. Mais da metade das mulheres têm miomas. Muitos são pequenos e não causam nenhum sintoma. Eles aparecem na paciente jovem, e raramente crescem depois da menopausa.
Os principais sintomas são:
- sangramento vaginal irregular, hemorragias
- dor pélvica (quando eles crescem bastante, podem comprimir outros órgãos ao redor
Os que mais causam sangramento são os que nascem dentro do útero, os chamados miomas submucosos.
A maioria das pacientes tem múltiplos miomas. Como eles crescem às custas de hormônio (o estrogênio – principal hormônio feminino), tendem a aumentar durante os anos reprodutivos e a diminuir de tamanho após a menopausa.
Embora com frequência as pacientes com miomas se preocupem com o risco de câncer, a transformação para tal (chamado de sarcoma) ocorre em apenas 1% das pacientes.
Os melhores exames para diagnosticar miomas são ultrassom pélvico ou transvaginal e RNM de pelve. Esses exames são cobertos pelo plano de saúde, e no SUS também tem.
O tratamento depende dos sintomas da paciente, se ela quer engravidar, do tamanho deles no útero… indo desde uso de anticoncepcional (por exemplo pílula para reduzir o sangramento) até cirurgia para retirada dos miomas.