CLIMATÉRIO E MENOPAUSA

Climatério e menopausa são a mesma coisa?

A resposta é NÃO!

Menopausa é uma data, é a data da última menstruação, e também pode ser considerada a parada do fluxo menstrual por um período de 12 meses consecutivos. É um evento natural pelo qual toda mulher passa, devido à redução da produção do estrogênio pelos ovários.

Climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo, englobando portanto, a menopausa.

Essa fase, o climatério, pode ser dividida em 3 partes: a perimenopausa, a menopausa e a pós menopausa.

A menopausa pode natural ou induzida. A natural ocorre entre 40-55 anos de idade. A induzida se a paciente fez alguma cirurgia para retirada dos ovários ou tratamento de quimioterapia por exemplo, causando danos irreversíveis aos ovários. Menopausa precoce é aquela que ocorre antes dos 40 anos.

O diagnóstico é clínico, baseado nas queixas da paciente, sendo as ondas de calor e as alterações menstruais os sintomas mais comuns do climatério.

A menopausa é confirmada, como eu já disse, após 1 ano da última menstruação.

Sintomas do climatério:

• Irregularidade menstrual (a menstruação pode aumentar em dias ou encurtar)
  • Ondas de calor ou fogachos (na face, pescoço e tronco. O rosto pode ficar vermelho também)
  • Insônia, dificuldade para dormir
  • Alteração de humor, falta de memória
  • Redução de libido, do desejo sexual
  • Mudanças na pele, ficando mais fina e mais seca com o tempo

Como tratamos isso?

A necessidade de tratamento se baseia na intensidade dos sintomas da paciente… esses que eu falei, e na prevenção de doenças no longo prazo (doenças cardiovasculares: “derrame, infarto, trombose”), prevenção de osteoporose e até prevenção de doenças neurodegenerativas.

A terapia de reposição hormonal (sigla TH) deve ser oferecida para aquelas mulheres que tem indicação e que vão se beneficiar dos hormônios. Eles podem ser dados em forma de comprimido, gel na pele, injeções, adesivos e implantes sob a pele.

Algumas contraindicações para TH: histórico de câncer de mama, de trombose, de doença no fígado.

Os “hormônios naturais” (os chamados fitoterápicos) aliviam um pouco os sintomas, mas não funcionam para todas as pacientes.

Quer saber mais sobre terapia de reposição hormonal?

Marque a sua consulta aqui comigo!