Os DIUs (dispositivos intrauterinos) estão cada vez mais sendo utilizados pelas mulheres para contracepção e para controle de sangramento vaginal (no caso aqui os hormonais)
Existem 2 tipos de DIUs hormonais principais: o Mirena e o Kyleena. Ambos duram até 5 anos dentro do útero. O Mirena tem um pouco mais de hormônio, e tem maior chance de deixar a paciente sem menstruar… em amenorreia. Tem mais efeitos colaterais também. (por ex: pele oleosa, escapes de sangue)
O Kyleena tem menos hormônio, e mais pacientes menstruam todos os meses com ele. Dá menos efeitos colaterais.
Os DIUs sem hormônios também são muito utilizados. O de prata é o mais colocado hoje em dia. Não tem hormônios…, porém ele pode aumentar o fluxo menstrual e as cólicas menstruais. O de cobre é bem semelhante ao de Prata e pode dar até mais efeitos colaterais.
Ambos duram até 5 anos também.
Todos os DIUs podem ser retirados a qualquer momento!!
quem decido isso é a paciente, junto com o médico. Se ela não gostou daquele DIU, ou não se adaptou… não correspondeu às suas expectativas, pode-se retirar.
A colocação do DIU não é complicada. Podemos colocar em consultório sem anestesia ou no hospital com anestesia… para aquelas pacientes que são não suportam muito bem a dor.
Você pensa em colocar um DIU ou tem mais dúvidas sobre ele?
Agende a sua consulta aqui com a gente!